EDITAL Nº 1/2023 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA

 

O Curso de Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação da UnB, no uso de suas atribuições, por meio do Ato 5/2022 instituiu a Comissão de Monitoria que torna público, no âmbito da comunidade acadêmica da UnB, o Edital nº 1/2023 do Programa Institucional de Monitoria, seguindo orientação da Direção da Faculdade de Ciência da Informação, conforme Ato FCI No. 23/2020, publicado em 1 de outubro de 2020 e Regido pela Resolução CEPE 008/1990.

FINALIDADE

  1. O presente edital tem a finalidade de realizar o processo de seleção de monitores para o semestre 1/2023 para as disciplinas do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação. A Monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, por meio do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos.

NATUREZA

  1. Existem duas categorias de monitores:

a) Monitoria remunerada: pagamento feito por bolsa, cujo valor é de R$ 450,00, pago em parcela única no final do semestre após a avaliação prevista no Calendário Universitário de Graduação.

b) Monitoria voluntária: não remunerada.

Em ambos os casos, os alunos farão jus a 2 créditos (30 horas) pela atividade no semestre computados como módulo livre.

ATRIBUIÇÕES

  1. Como o intuito de promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas, o monitor poderá:

a) Auxiliar no planejamento das atividades teórico-práticas das disciplinas.

b) Auxiliar no processo de avaliação e na orientação aos alunos.

c) Auxiliar na realização de trabalhos experimentais e laboratoriais.

NÚMERO DE BOLSAS

  1. Para o semestre estão disponibilizadas:

a) Bolsas Remuneradas.

b) Bolsas Voluntárias.

CANDIDATURAS

  1. Condições para concorrer:

a) Candidatar-se a uma monitoria por disciplina no semestre (remunerada ou voluntária).

b) É desejável ter concluído a disciplina pretendida com aprovação mínima MS.

c) Estar regularmente matriculada(o) no semestre em 16 créditos, no mínimo, sem contar os dois créditos de monitoria, e 28 créditos, no máximo, considerando os dois créditos de monitoria, com exceção dos alunos formandos.

d) Não estar matriculada(o) em componentes curriculares com choque de horário com as atividades de monitoria. As(os) alunas(os) deverão ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas. Conforme o artigo 11 da Resolução do CEPE nº008/90, “O horário de exercício das atividades de monitoria não poderá, em hipótese alguma, sobrepor-se e/ou interferir nos horários das disciplinas nas quais o aluno estiver matriculado ou em outras atividades necessárias à sua formação acadêmica”.

DISPOSIÇÕES GERAIS

a) As vagas de monitoria remunerada e voluntária serão ocupadas, preferencialmente, por estudantes do Curso de Arquivologia.

b) Terão prioridade na distribuição das bolsas de monitoria remunerada as disciplinas com atividades laboratoriais ou práticas.

c) A Comissão de Monitoria respeitará, em cada semestre, os limites de bolsas disponíveis para a monitoria remunerada e voluntária designadas pela FCI e pelos docentes do Curso.

d) O critério de desempate para a monitoria remunerada ou voluntária será, em primeiro lugar, o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e, em segundo lugar, ter atuado como monitor(a) voluntário(a).

MONITORIA REMUNERADA

Critérios específicos:

a) Aprovação da (o) docente da disciplina.

b) Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade, com a exceção das bolsas de Assistência Estudantil.

 MONITORIA VOLUNTÁRIA

Critérios específicos

a) Aprovação da (o) docente da disciplina.

 CRONOGRAMA

1ª. Etapa

Divulgação do calendário

07/02/2023

2ª. Etapa

(aluno)

Inscrição dos candidatos (1ª. chamada)

28/03/2023 a 04/04/2023

(aluno)

Inscrição dos candidatos (2ª. chamada)

11/04/2023 a 14/04/2023

3ª. Etapa

Reunião da Comissão

19/04/2023 e 20/04/2023

4ª. Etapa

Aprovação do docente da disciplina

24/04/2023

5ª. Etapa

Divulgação do resultado provisório

25/04/2023

6ª. Etapa

Recursos

26/04/2023

7ª. Etapa

Avaliação dos Recursos

27/04/2023

8ª. Etapa

Resultado Final

28/04/2023

INSCRIÇÃO

  1. Etapas para a inscrição:
  2. a) Aluno: preencher o formulário de inscrição específico no site do Curso de Arquivologia.
  3. b) Professor: encaminhamento da aprovação do docente da disciplina para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. O presente Edital respeita o calendário universitário de graduação vigente da UnB.
  2. As informações sobre o edital poderão ser solicitadas pelo e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.
  3. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Monitoria.
  4. O presente edital entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 7 de fevereiro de 2023

Ciclo de palestras "Arquivista e a tríade formação, associativismo e mercado de trabalho"

Palestra Gabriela

Instruções:
✨ O ciclo de palestras "Arquivista e a tríade formação, associativismo e mercado de trabalho", coordenado pela Professora Katia Isabelli, pretende abordar o contexto da consultoria arquivística e seus atores, a formação continuada, as questões do associativismo e, sobretudo, a projeção do arquivista no mercado de trabalho.

A primeira palestra será realizada conforme as informações abaixo:

📚 *Palestra*: Abordagens sobre a formação continuada e o associativismo na área arquivística
👩🏼‍🏫 *Palestrante:* Gabriela Garcia (Diretora da AAPB)
📆 *Data:* 16 de janeiro de 2023
⏰ *Horário:* 19h
📌 *Local:* Microsoft Teams (acesse pelo link: http://tiny.cc/nib3vz)
*Para realizar a inscrição, siga os passos:*

◉ Acesse: https://sigaa.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf
Caro visitante, Para acessar a área de inscritos em cursos e eventos de extensão é necessário realizar o login no sistema.. A partir da área de gerenciamento será possível se inscrever nos curso e eventos abertos, bem como acompanhar as suas inscrições já realizadas.

◉ Faça o seu _login_ (ou cadastro, caso ainda não tenha)

◉ No lado esquerdo da tela, clique em _"Cursos e Eventos Abertos"_

◉ Em seguida pesquise apenas pelo título da ação: _"Arquivista e a tríade formação, associativismo e mercado de trabalho"_

◉ Clique na _seta verde_ para se inscrever na atividade.