Abertura do semestre 1/2023

Universidade de Brasília

Curso de Arquivologia

Relatório Final - Memória e Gestão nos Arquivos Contemporâneos:
Abertura do semestre 1/2023

Data: 8/05/2023

Horário: 19:00 às 21:15

Introdução:

A Sessão de Abertura do Semestre 1/2023 do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília foi realizada com sucesso no dia 08/05 das 19:00 às 21:50. O evento teve como objetivo dar as boas-vindas aos alunos e demais participantes, além de promover o compartilhamento de informações relevantes sobre o curso e suas atividades.

Desenvolvimento:

Após as boas-vindas do mestre de cerimônias, Eric Sena, a sessão de abertura foi conduzida pelo representante do curso. Ele deu continuidade à comemoração e solicitou que o corpo docente se apresentasse, juntamente com sua respectiva linha de pesquisa. A ordem de apresentação foi a seguinte:

Renato T. B. de Sousa

Rogério H. de Araújo Júnior

André Lopez

Angelica A. da C. Marques

Shirley C. Franco

Lillian Alvares

Após as apresentações do corpo docente, a representante do CAARQ, Lívia Ketley, foi convidada a se apresentar, seguida pela equipe técnica do curso de Arquivologia. Em seguida, foram convidados a se apresentar os seguintes profissionais:

Professora Cynthia Roncaglio

Professora Eliane B. Oliveira

Professora Georgete M. Rodrigues

Professora Ivette K. Munoz

Professora Katia Isabelli de B. B. e Melo

Representante do CAARQ Lívia Ketley

Rodolfo Wolmer

Sebastiana Vogado

Sr. Rodrigo de Freitas, Diretor do Arquivo Central da UnB.

Após as apresentações individuais, a primeira mesa foi desfeita para dar continuidade ao evento.

Foi composta a segunda mesa, que contou com a presença da palestrante, senhorita Camila Pacheco, egressa do curso e atualmente servidora do Arquivo Nacional de Brasília; da professora Kátia Isabelli Melo; da representante do CAARQ, discente Lívia Ketley; e do diretor do Arquivo Central da UnB, Sr. Rodrigo de Freitas.

A palestrante, Camila Pacheco, foi convidada a iniciar sua palestra intitulada "O Papel do Arquivo Nacional na Gestão de Documento para a Preservação da Memória do Poder Executivo Federal" às 20:10.

Em seguida, a professora Kátia Isabelli Melo procedeu com a homenagem à professora Heloísa Bellotto, idealizadora do curso de Arquivologia da UnB e primeira coordenadora do curso, às 20:20.

Posteriormente, a senhorita Elizabeth Maia, egressa do curso e atualmente arquivista do DATAPREV, realizou um momento musical às 20:40.

Encerramento:

Às 20:50, a coordenadora do curso de Arquivilogia convidou a todos as/os discentes e convidados a participarem do coquetel, servido no saguão.

• abertura_1.jpeg
  • abertura_2.jpeg