Alunos da UnB conhecem arquivo central da Embrapa

visita embrapa

Cerca de 20 alunos da disciplina de Gestão Integrada de Documentos do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB) visitaram nesta quarta-feira (1/2) o arquivo da Embrapa Sede. Eles foram recebidos pelo analista Rinaldo Oliveira e pela supervisora de Gestão Documental Arquivística, Lânia Almeida. Eles mostraram as instalações e a forma de organização do espaço, que abriga documentos desde a criação da Empresa em 1973, incluindo microfilmes e acervo fotográfico.

O arquivo central da Sede conta com cerca de 15.000 caixas de arquivo (aproximadamente 2.000 metros lineares), incluindo documentos textuais, cerca de 3.000 fotografias e 2.300 rolos de microfilme. Esse montante compreende os acervos provenientes de todas as UCs e a da Embrapa Agroenergia, que foram recentemente incorporados.

“A expectativa é abranger também os arquivos das demais Unidades do DF, na lógica de serviços compartilhados”, explica Lânia, lembrando que é uma forma de apoiar as UDs e fortalecer a gestão da informação na Empresa, uma vez que só a Sede possui profissionais com formação nessa área. “O cerne do modelo de serviços compartilhados é exatamente esse, reunir expertises em várias áreas da Embrapa para estimular a atuação integrada em prol dos profissionais e dos usuários desses serviços”, complementa. O objetivo para o futuro é incorporar os acervos de todas as Unidades da Embrapa.

Segundo a supervisora, a forma de organização do arquivo da Embrapa Sede tem sido referência para o curso de Arquivologia da UnB, que desde 2014, traz os estudantes para conhecerem o espaço. “As visitas foram interrompidas durante a pandemia e retornaram nesta semana. Para nós, é muito recompensador ver que o nosso trabalho está sendo usado como modelo para alunos de graduação, que futuramente estarão no mercado”, comemora.

visita_embrapa1.jpg

Segundo a professora da UnB Kátia Isabelli, o arquivo da Embrapa é uma referência, especialmente pela forma de organização, que reúne: instrumentos de gestão, tabela de temporalidades (define o tempo de manutenção dos documentos) e catálogo de serviços. De acordo com ela, é fundamental que os alunos conheçam in loco a rotina de trabalho  nessa área para poderem ingressar com mais segurança e experiência no mercado de trabalho.

O estudante do nono semestre Vanderson Sousa concorda. “É muito importante vivenciar a arquivologia, da teoria à prática”, destaca. Essa já é a segunda vez que ele visita o arquivo da Embrapa Sede, como aluno da professora Kátia. “Já conheci arquivos de outras instituições e, de fato, o da Embrapa é diferenciado”, pontua. Na opinião da professora e do estudante, os bons resultados alcançados nesse espaço refletem a valorização da gestão arquivístiva pela Empresa.

Esta notícia está na Intranet Embrapa, com acesso restrito por login e senha a empregados e colaboradores.