EDITAL Nº 2/2023 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA

O Curso de Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação da UnB, no uso de suas atribuições, por meio do Ato 02/23/2023 instituiu a Comissão de Monitoria que torna público, no âmbito da comunidade acadêmica da UnB, o Edital nº 2/2023 do Programa Institucional de Monitoria, seguindo orientação da Direção da Faculdade de Ciência da Informação, conforme Ato FCI No. 23/2020, publicado em 1 de outubro de 2020 e Regido pela Resolução CEPE 008/1990.

FINALIDADE

O presente edital tem a finalidade de realizar o processo de seleção de monitores para o semestre 2/2023 para as disciplinas do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação. A Monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, por meio do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos.

NATUREZA

Existem duas categorias de monitores:

a) Monitoria remunerada: pagamento feito por bolsa, cujo valor é de R$ 450,00, pago em parcela única no final do semestre após a avaliação prevista no Calendário Universitário de Graduação.

b) Monitoria voluntária: não remunerada.

Em ambos os casos, os alunos farão jus a 2 créditos (30 horas) pela atividade no semestre, computados como módulo livre.

ATRIBUIÇÕES

Com o intuito de promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas, o monitor poderá:

a) Auxiliar no planejamento das atividades teórico-práticas das disciplinas.

b) Auxiliar no processo de avaliação e na orientação aos alunos.

c) Auxiliar na realização de trabalhos experimentais e laboratoriais.

NÚMERO DE BOLSAS

Para o 2/2023 serão disponibilizadas vagas de monitoria remuneradas e voluntárias.

CANDIDATURAS

Condições para concorrer:

a) Candidatar-se a uma monitoria por disciplina no semestre (remunerada ou voluntária).

b) Ter concluído a disciplina pretendida com aprovação mínima MS.

c) Estar regularmente matriculado no semestre em 16 créditos, no mínimo, sem contar os dois créditos de monitoria, e 28 créditos, no máximo, considerando os dois créditos de monitoria, com exceção dos alunos formandos.

d) Em caso de haver matrícula do aluno em componente curricular no mesmo horário da disciplina de monitoria pretendida, o docente tem o compromisso de agendar as atividades de monitoria em outro horário, conveniente para ambos, a fim de não comprometer o rendimento do aluno no semestre.

MONITORIA REMUNERADA

Critérios específicos:

a) Aprovação do docente da disciplina.

b) Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade, com a exceção das bolsas de Assistência Estudantil.

MONITORIA VOLUNTÁRIA

Critérios específicos

a) Aprovação do docente da disciplina.

INSCRIÇÃO

Etapas para a inscrição:

a) Aluno: preencher o formulário de inscrição abaixo no site do Curso de Arquivologia.
(https://forms.gle/PydPvj6cF4A9xQ8D6)

b) Professor: encaminhar a aprovação do discente selecionado em sua disciplina para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

1ª. Etapa (Comissão)

Divulgação do Edital

01/08/2023

2ª. Etapa (Aluno)

Inscrição dos candidatos

28/08/2023 a 08/09/2023

3ª. Etapa (Comissão)

Reunião da Comissão

14/09/2023 e 15/09/2023

4ª. Etapa (Professor)

Aprovação do docente da disciplina

20/09/2023 a 21/09/2023

5ª. Etapa (Comissão)

Divulgação do resultado provisório

22/09/2023

6ª. Etapa (aluno)

25/09/2023

7ª. Etapa (Comissão)

Avaliação dos Recursos

26/09/2023 e 27/09/2023

8ª. Etapa (Comissão)

Resultado Final

28/09/2023

DISPOSIÇÕES GERAIS

a) As vagas de monitoria remunerada e voluntária serão ocupadas, preferencialmente, por estudantes do Curso de Arquivologia.

b) As disciplinas com atividades laboratoriais ou práticas terão prioridade na distribuição das bolsas de monitoria remunerada.

c) A Comissão de Monitoria respeitará, em cada semestre, os limites de bolsas disponíveis para a monitoria remunerada e voluntária designadas pela FCI e pelos docentes do Curso.

d) O critério de desempate para a monitoria remunerada ou voluntária será, em primeiro lugar, o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e, em segundo lugar, ter atuado como monitor voluntário.

DISPOSIÇÕES FINAIS

O presente Edital respeita o calendário universitário de graduação vigente da UnB.

As informações sobre o edital poderão ser solicitadas pelo e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

O aluno deve estar ciente dos requisitos para participação no Programa de Monitoria, quando tratar  da sua candidatura com o professor da disciplina de interesse.

É importante destacar que a monitoria será registrada como complemento eletivo (módulo livre) no histórico escolar e que o curso de Arquivologia limita o complemento eletivo a 24 créditos (360 horas), não integralizando os créditos de disciplina ou atividade realizada com aprovação, quando ultrapassado o limite acima mencionado.

Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Monitoria.

O presente edital entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 28 de julho de 2023