Paulo José Viana de Alencar

Professor assistente do curso de graduação em Arquivologia na Universidade de Brasília (UnB), membro do Conselho da Faculdade de Ciência da Informação e do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Doutorando e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Arquivologia pela mesma universidade. Recebeu o Prêmio Maria Odila Fonseca em 2021 (Categoria: Melhor Dissertação) pelo Arquivo Nacional. Tem experiência em gestão de documentos, classificação, organização de arquivos, transferência, recolhimento, indexação, digitalização e planejamento de bases de dados. No âmbito da pesquisa seus temas de interesse são: os fundamentos teóricos e epistemológicos da Arquivologia, história dos arquivos e da Arquivologia, classificação arquivística e Diplomática.