Cláudio Gottschalg Duque

FORMAÇÃO
Pós-Doutorado na Universidade de Mannheim, Alemanha. (2014). Doutorado em Produção e Gestão da Informação (2005), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado-sanduíche em Linguística Computacional (2003-2004), Universität Giessen, Alemanha. Mestrado em Psicolinguística (1998), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Letras  Português e Alemão (1994), Licenciatura, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

ATUAÇÃO DOCENTE
Docente do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília desde 2006. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília desde 2007. Coordenador acadêmico do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação entre a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) de 2011 a 2015. Professor Visitante na Universidade de Mannheim (Grupo de Pesquisa Data and Web Science) no semestre de inverno 2013/2014. Coordenador do Curso de Arquivologia de 2016 a 2018.

PESQUISA
Coordenador do Grupo de Pesquisa Research Expert Group for Intelligent Information in Multimodal Environment using Natural language Technologies and Ontologies (R.E.G.I.I.M.E.N.T.O.). Principal projeto: Arquitetura da Informação Multimodal. Principais temas de pesquisa: Sistemas de Recuperação de Informação, Ontologia, Linguística Computacional, Sistemas Inteligentes e Web Semântica. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Acervos Fotográficos (GPAF). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Aplicados em Infoprodutos, da Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador de projeto de iniciação científica desde 2015.

REPRESENTAÇÕES, PREMIAÇÕES
Membro da Association for Information Science and Technologyda (ASIS&T) desde 2015.