A Carreira Profissional em Arquivologia

 

A profissão de arquivista é relativamente nova, mas conta com um mercado em expansão. O arquivista pode trabalhar em instituições públicas ou privadas, centros de documentação, arquivos privados ou públicos, instituições culturais, entre outras.

O arquivista é o responsável pelo gerenciamento da informação, gestão documental, conservação, preservação e disseminação da informação contida nos documentos.

Também tem por função a preservação do patrimônio documental de um pessoa, institução e, em última instância, da sociedade como um todo. Ocupa-se, ainda, da recuperação da informação e da elaboração de instrumentos de pesquisa, observando as três idades dos arquivos: corrente, intermediária e permanente.

O arquivista opera na elaboração de projetos, planejamento e implantação de instituições e sistemas arquivísticos; gerenciamento da informação; programação e organização de atividades culturais que envolvam informação documental produzida pelos arquivos públicos e privados.

O profissional desta área desenvolve estudo e técnica de organização e conservação de arquivos de forma sistemática.

Eventualmente o arquivista trabalha com documentos empoeirados, com fungo, umidade e em ambientes que facilitam o risco de contrair doenças respiratórias. Isso ocorre principalmente com quem trabalha em arquivos permanentes ou com restauração de documentos. Uma outra dificuldade é que muitas organizações não se preocupam com seus arquivos, desconhecendo ou desqualificando o trabalho deste profissional, delegando a outros profissionais as atividade específicas do arquivista. Isto provoca problemas quanto à qualidade do serviço.

 

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO Foi regulamentada pela Lei n. 6.546, de 1978, que versa sobre Planejamento, Orientação, Direção e Seleção de Documentos Arquivísticos

 

Arquivista, veja aqui como fazer seu registro profissional.

 

Curiosidades:

 

DECRETO N. 1120 - DE 5 DE DEZEMBRO DE 1890 que cria cargo de Arquivista no Ministério das Relações Exteriores. - veja aqui

 

DECRETO N. 6625 - DE 30 DE AGOSTO DE 1907 para pagamento do Arquivista Eugênio Ferraz de Abreu - veja aqui

 

DECRETO-LEI N. 7.420 - DE 26 DE MARÇO DE 1945 que cria o cargo de Arquivista no Ministério da Fazenda. - veja aqui

 

LEI Nº 6.546, de 4 de julho de 1978 que regulamenta as profissões de Arquivista e Técnico de arquivo no Poder executivo brasileiro. - veja aqui.

 

Decreto nº 82.590, de 06 de novembro de 1978 - regulamenta a Lei 6.545 de 1978. veja aqui

 

DECRETO Nº 90.740, de 20 de dezembro de 1984 que cria o Grupo-arquivo no quadro do Serviço público da União - veja aqui.

 

LEI Nº 7.446, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1985 que reclassifica os servidores públicos que atuavam em arquivo, como arquivistas e técnicos de arquivo - veja aqui.